quarta-feira, 7 de março de 2012

O QUE É A GRAÇA DE DEUS?

Por Thiago H. Araújo

O Evangelho significa boa nova, ou boa notícia. Essa boa notícia é a notícia da Graça de Deus. Mas o que é a Graça?

Graça sigifica favor, ou favor imerecido. É uma decisão absolutamente divina, de salvar a humanidade apenas pelo seu amor, e pela escolha de Deus de ser bondoso e amoroso.
A Graça e o Evangelho têm um único tema central: A morte e ressurreição de Cristo.

Jesus é chamado de Cordeiro. Nas leis de Deus no antigo testamento, quando os homens pecavam por ignorância, tinham que colocar a mão sobre um novilho, confessar o pecado e sacrificá-lo. Porém, aqueles rituais eram ineficazes, pois não tirava definitivamente os pecados da humanidade.

Jesus veio justamente para fazer o papel do cordeiro. O Cordeiro Santo veio para o mundo, para que Ele levasse sobre si todos os nossos pecados, iniqüidades, injustiças e as torpezas do nosso ser.

Dessa maneira, Deus estava em Cristo se reconciliando com o mundo, de modo que já não há mais medo, não há mais rituais religiosos e nem sacrifícios de animais. Tudo está perdoado.

Basta crer. Crer é tudo o que se deve fazer. Crer que, em Cristo, você está perdoado, acolhido, abraçado, reconciliado. Você é amado(a) por Deus. Cristo morreu a seu favor. Para te dar liberdade, te livrar do medo do diabo, da dor, da vida, da morte.

E Jesus não tem nenhuma exigência? Sim.Se você crê que foi perdoado, derrame perdão, se crê que alcançou misericórdia, seja misericordioso e tudo o que quer que os homens te façam, faça você primeiro à eles. Não julgue para não ser julgado. Não condene para não ser condenado. E Jesus disse para nos amarmos uns aos outros.

E o fruto de tudo isso é paz e vida. É paz, pois nada é capaz de nos separar do amor de Deus, que está em Jesus, nos dando plena certeza do amor de Deus por nós. E vida, porque quando o amor de Cristo se faz árbitro em nossos corações, todo o nosso modo de viver muda, e conseguimos servir a Deus e ao próximo com felicidade, liberdade e gratidão, e não por medo e opressão.

A Graça é a certeza do amor e da salvação de Deus por nós, através da fé em Jesus, que morreu para perdoar os nossos pecados.

Nele, que nos dá gratuitamente a salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário