segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

O GUIA DA VERDADE


Verdade:
- Conformidade da idéia com o objeto, do dito com o feito, do discurso com a realidade.
- Qualidade do que é verdadeiro.
- Coisa certa e verdadeira.
- Manifestação ou expressão do que se pensa ou do que se sente.
- Princípio certo. = AXIOMA
- [Belas-artes] Expressão fiel da natureza, de um modelo, etc.

Isso é o que diz o dicionário a respeito dessa palavra.

Já pelo lado religioso cristão, verdade é todo o conteúdo bíblico, que na verdade é uma verdade que é tomada por base que gera várias verdades.

Talvez a grande pergunta hoje não seja a que Pilatos fez a Jesus: “O que é a verdade?”, mas sim: Qual a sua verdade? E essa pergunta deixa os que se acham dono dela revoltados, afinal, ainda existem alguns que pensam tê-la sobre domínio.

E Jesus quando afirma que o espírito seria o guia da verdade, penso eu que sua intenção não era que Ele seria um defensor de credos ou ortodoxias fixas e inerrantes, nem de textos inspirados e divinos, mas sim de um testemunho verdadeiro acerca dEle.

Ora, se é Espírito e se é de Deus, e se dEle é dito que guiaria o ser na verdade, pelo menos penso eu, seria impossível mapear como dogma a sua ação na história e experiência humana com Deus.

Mapear essa experiência é uma tentativa humana de castrar a sua ação entre os homens.

Ainda há quem pense que fruto do espírito é algo que só quem pode gerar é um cristão.

O guia, Esse que Jesus menciona em João, me guia na verdade, autentica em meu Espírito que fui recebido por Deus e nisso não há dúvida nem medo, pois como diz a Escritura, o verdadeiro amor lança fora todo medo.

Essa idéia de submissão ao “sacerdote” seja ele de qualquer categoria em detrimento de por ele apenas alguém provar da verdade é algo muito compreensivo, pois é totalmente humano. É humano e castrador, pois o tal se torna mais um mediador entre Deus e os homens.

Mas como fugir disso? Não sei. O que sei é o que vivo e é o que me sustenta. Não tenho a receita.

Na mentira dos homens, há verdade, que talvez seja gerada pelo medo de encará-la.

O guia da verdade não é humano.

Apesar de eu saber que sou mentiras e verdades, o Espírito afirma: Jesus é a verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário