domingo, 30 de setembro de 2012

IGREJAS CANCELAM CULTOS PARA DESENVOLVER AÇÕES E AJUDAR COMUNIDADES: "ESTAMOS PRATICANDO NOSSA FÉ"

por Tiago Chagas
 

Igrejas cancelam cultos para desenvolver ações sociais e ajudar comunidades: “Estamos praticando nossa fé”
A Igreja Hillside, de Bloomington, no estado de Indiana, Estados Unidos, organizou uma força-tarefa em parceria com outras filiais da denominação para impactar na rotina da vizinhança onde está instalada.
Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel
Com um número aproximado de mil pessoas, os membros da denominação das regiões de Bloomington, Bethany, Emmaus, Evergreen e Garden Comunnity trocaram um dia de culto por ações sociais na comunidade, no último sábado, 25/08.

Entre as atividades promovidas pela igreja e seus membros, foram feitas limpeza de praças e parques, auxílio mecânico a moradores, pintura de fachada de casas, jardinagem e atividades esportivas.
De acordo com Carl Nelson, presidente da Transform Minnesota, uma organização que reúne 160 igrejas evangélicas e que ajudou a organizar o evento, a atividade “é uma espécie de quebra de rotina, atuando fora da igreja para se conectar com as pessoas”. Segundo Nelson, a intenção é por a fé em prática: “Nós estamos realmente praticando a nossa fé e disposto a sair e simplesmente servir as pessoas, sem amarras”, afirmou, segundo o site Star Tribune.

A rede tem inspirado diversas outras denominações em diversos estados norte americanos, que passaram a cancelar alguns cultos e organizar ações de sociais, de maneira a mostrar para o restante da sociedade que a igreja não se preocupa apenas em lutar contra o aborto ou o casamento gay.
Sherri Kadlec, uma das participantes da atividade em Bloomington, a iniciativa tenta mudar a imagem da igreja perante a comunidade: “Eu acho que as pessoas da igreja têm uma espécie de má fama, e nós estamos tentando mudar isso. Como a sociedade está vendo pessoas da igreja ajudar os demais, não vão pensar que somos hipócritas. Acho que o cancelamento do culto no domingo mostra à comunidade que nós realmente os consideramos importantes e queremos compartilhar o amor de Deus com eles. Queremos atendê-los”.

O pastor presidente da Igreja Hillside, Bryan Moak, afirmou que trata-se de uma mudança de cultura: “Acredito que a Igreja tem a tendência de dizer: ‘Ei pessoas, venham até nós’”, afirmou o pastor, que justificou a troca do culto pela ação social: “Eu acho que de uma maneira, não estamos cancelando nada. Estamos apenas movendo igreja para a comunidade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário