quarta-feira, 4 de julho de 2012

PORQUE DEVO PERDOAR?
Texto: Mt.18.21,22

Introdução: O perdão não é algo que se dá tão fácil como se fosse um presente de aniversário. Na verdade, nem é difícil, é até mesmo impossível, se dependermos apenas da capacidade humana. Quem pode suportar a dor da injustiça, da traição e depois simplesmente dar o perdão? Só pela graça de Deus. O perdão é algo divino. Quando os líderes judeus achavam que deviam perdoar até três vezes, Pedro foi além ao pensar em sete vezes. Mas, Jesus lhe respondeu: “Não até sete, mas até setenta vezes sete”. Como poderá um pai perdoar ao homem que estuprou sua filha? Como pode uma filha perdoar o assassino de seu pai? Como pode o cristão orar como Seu Mestre: “Pai, perdoa-lhes?”. Só há uma resposta: É que o verdadeiro perdão é algo divino e não humano. É uma capacitação de Deus para os seus filhos. Você sabia que o perdão não faz parte do ensinamento das maiores religiões do mundo? O que faz o cristianismo ser diferente das outras religiões é o perdão. Sim, somente a Bíblia ensina algo tão maravilhoso. Tanto no A.T. quanto no N. T., lemos histórias comoventes acerca do perdão. É bom lembrar de José, Jesus e Estêvão que perdoaram seus traidores e algozes. Por isso, a nossa primeira pergunta, é:

POR QUE DEVO PERDOAR?

1. Porque o perdão é mandamento do Senhor
- O Senhor Jesus nos diz, em Lc.6.37: “Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados”. Esse é um mandamento claro da parte de Deus. Ele, simplesmente, com poder e autoridade, disse: “Perdoai”. E isso porque Deus é perdoador, por natureza. O salmista diz, no Sl.130.4: “Mas contigo está o perdão, para que sejas temido”. A Palavra de Deus nos diz também, em Cl.3.13a: “Perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem”. A segunda razão porque devo perdoar, é…

2. Porque eu mesmo fui perdoado
- Tive, em minha própria vida, a experiência do perdão. Do contrário, como poderia dar aquilo que não recebi? Por isso, perdoar é algo que está relacionado com a minha apropriação do perdão. Se sou um cristão verdadeiro, tenho que ter a marca do perdão em minha vida. Do contrário, alguma coisa estará fundamentalmente errada em minha experiência com o Senhor Jesus. O perdão é algo tão sério na vida cristã que o Senhor Jesus ocupou uma boa parte do seu tempo ensinando sobre o assunto. Logo após ter dito a Pedro que se deve perdoar “não até sete, mas até setenta vezes sete”, o Senhor contou a parábola do credor incompassivo (Mt.18.23-35). Nela o Senhor repreende duramente o servo que recebeu o perdão de uma dívida incalculável da parte do Seu Senhor, mas não perdoou uma pequena quantia ao seu conservo. Ele disse, nos Vs.32,33: “Servo malvado, perdoei-te aquela dívida toda porque me suplicaste; não devias tu, igualmente, compadecer-te do teu conservo, como também eu me compadeci de ti?”. Assim, cada um de nós que experimentou o perdão incondicional de Deus, também deve perdoar, porque foi perdoado. A terceira razão porque devo perdoar, é…

3. Porque o perdão traz liberdade espiritual

a) Em relação a Deus
- Na oração do Pai Nosso, em Mt.6.12, o Senhor nos ensinou incluir o pedido de perdão, como princípio da oração diária. Ele disse que devemos pedir ao Pai: Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores”. A seguir, o Senhor acrescentou, nos Vs.14,15: Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas”. Fica claro nesses textos que o Senhor estabelece uma condição: Só haverá perdão da parte de Deus para sua vida, se você perdoar aos outros as suas ofensas. Do contrário, você jamais terá liberdade espiritual. O Senhor Jesus disse, em Mc.11.25: E, quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas”. O ensino é por demais claro. Só a dureza de coração, uma atitude de desobediência a Deus é que pode levar alguém a negar o perdão. Portanto, devo perdoar porque o perdão traz liberdade espiritual em relação a Deus e também…

b) Em relação ao homem
- Já fizemos menção à parábola do ‘Credor Incompassivo’ em Mt.18. Lembra-se daquele homem que recebeu da parte do seu senhor, o perdão de uma dívida de valor incalculável? Logo depois ele se encontra com o seu companheiro que lhe devia uma pequena dívida, mas não quis perdoá-lo. Concluindo a Parábola, no V.35, o Senhor Jesus, disse que aquele homem por não ter perdoado o seu companheiro, foi entregue aos atormentadores. O Senhor faz a aplicação da parábola, afirmando: “Assim também meu Pai celeste vos fará, se do íntimo não perdoardes cada um a seu irmão”. Da mesma forma, muita gente vive a vida inteira debaixo de tormento (no espírito, na alma e no corpo) porque não quer obedecer a Deus, perdoando aos outros as suas ofensas. Por isso, essas pessoas não podem caminhar no caminho de Deus, pois ficam acorrentadas pela amargura. E nesse caso, o único meio de libertação é liberar o perdão. Portanto, posso afirmar com todo certeza que o perdão traz liberdade espiritual em relação a Deus e ao homem. E, ainda mais:

c) Dá-me vitória contra Satanás
- A falta do perdão traz derrota na vida do cristão, bem como da igreja. O apóstolo Paulo disse isso, em II Co.2.10,11: E a quem perdoardes alguma coisa também eu; porque o que eu também perdoei… por amor de vós o fiz na presença de Cristo; para que não sejamos vencidos por Satanás, porque não ignoramos os seus ardis”. A falta de perdão cria uma brecha, dando a Satanás a oportunidade de trazer derrota na vida do cristão. A Palavra de Deus, em Ef.4.27, diz: “Não deis lugar ao diabo”. Por outro lado, o perdão me traz liberdade espiritual, dando-me vitória contra Satanás. E isso porque perdoar me torna mais semelhante a Cristo. Alguém disse que “matar nos torna semelhante aos animais; julgar nos torna semelhante aos homens; perdoar nos torna semelhantes a Deus”. Assim, o que temos visto até agora, é: Por Que Devo Perdoar? Primeiro porque o Perdão é mandamento do Senhor. Em segundo lugar, porque eu mesmo fui perdoado. Em terceiro lugar, porque o perdão traz liberdade espiritual. Essas são as razões porque devo perdoar. Mas, há uma outra questão muito importante, que é…

Fonte: www.comunidadecristanobrasil.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário