quinta-feira, 12 de julho de 2012

AS CONDIÇÕES PARA DEUS OUVIR A SUA ORAÇÃO!
por Márcio Fidélis

Todos nós sempre pedimos a Deus de tudo um pouco, seja num gesto de desespero, seja num ato de agradecimento, seja pedindo ajuda e proteção por alguém, seja para conseguirmos algo em benefício próprio, enfim, não importa a religião ou crença, sempre estamos pedindo algo para Deus.

Paulo nos diz que não sabemos como orar e que o Espírito Santo é quem intercede por nós (Romanos 8:26 e 27), mas afinal de contas, como podemos saber se nossas orações estão corretas e se chegam até Deus?

Jesus nos deixou a forma correta de como orar e atingir o coração de Deus:

1. "E quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de ficar orando em pé nas sinagogas e nas esquinas, a fim de serem vistos pelos outros. Eu lhes asseguro que eles já receberam a sua plena recompensa. Mas quando você  orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que vê em secreto, o recompensará.

E quando orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos. Eles pensam que por muito falarem serão ouvidos. Não sejam iguais a eles, porque o seu Pai sabe do que vocês precisam, antes mesmo de o pedirem". (Mateus 6:5-8)

2. "E quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem-no, para que também o Pai celestial lhes lhes perdoe os seus pecados. Mas se vocês não perdoarem, também o seu Pai que está nos céus não não perdoará os seus pecados".(Marcos 11:25-26)

3. A alguns que confiavam em sua própria justiça e desprezavam os outros, Jesus contou essa parábola: "Dois homens subiram ao templo para orar; um era fariseu e o outro, publicano. O fariseu, em pé, orava no íntimo: 'Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens: ladrões, corruptos, adúlteros; nem mesmo como este publicano. Jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho'.

"Mas o publicano ficou à distância. Ele nem ousava olhar para o céu, mas batendo no peito, dizia: 'Deus, tem misericórdia de mim, que sou pecador'.

"Eu lhes digo que este homem, e não o outro, foi para casa justificado diante de Deus. Pois quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado". (Lucas 18:9-14)

Assim, as condições de uma oração eficaz feita para Deus foram claramente definidas por Jesus:

- Quando orardes, diz Ele, não vos coloqueis em evidência, mas orai em segredo.

- Não vos preocupeis em orar demais, pois não é pela multiplicidade das palavras que sereis atendidos, mas por vossa sinceridade.

- Antes de orardes, se tiverdes algo contra alguém, perdoai-lhe, pois aoração não será agradável a Deus, se não partir de um coração purificado de qualquer sentimento contrário ao amor.

- Orai, enfim, com humildade, como o publicano, e não com orgulho, como o fariseu. Examinai vossos defeitos, e não as vossas qualidades, e se vos comparardes aos outros, buscai o que há de mau em vós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário