sábado, 14 de abril de 2012

TODOS OS DOGMAS ESTÃO DEBAIXO DO AMOR!
Mais importante do que sacrifícios, cultos, Leis, morais, usos e costumes, é o amor.

Mais importante que o sábado e a tradição é o amor ao ser humano que está com fome e precisando “meter a mão” em espigas para se alimentar (Mt. 12.1-8), ainda que isto implique, aos olhos dos homens, uma transgressão.

O amor ao ser humano tem de estar acima do amor por coisas.
A grande heresia é não amar e não manifestar o amor como vida e Graça para com o próximo!

O amor é mais importante do que o sacrifício, do que a oferta:
Mateus 5:23 e 24 diz que antes de se oferecer uma oferta tem-se que sair à procura de relações quebradas, para restaurá-las em amor.

Sempre que Jesus fala do amor de Deus Ele também fala do amor ao próximo.
Ele não esquizofreniza o amor. Não permite que seja possível amar a Deus, mas ser indiferente ao próximo; ou amar ao próximo dando a mão de Deus. São perspectivas interligadas e inseparáveis.

É também com base no amor ao próximo que se estabelece pôr fim o critério ômega do juízo (Mt.25.31-46).
Naquele “dia” não se perguntará quais eram as suas doutrinas, nem como era a sua forma de batismo, nem qual era a sua religião, nem quantos trabalhos cristãos você fez, nem se perguntará pela sua estatística de “quantos você converteu para Deus na Terra”.

Perguntar-se-á se você viu Jesus pôr aí, com fome, maltratado, com sede, preso, doente, lá no “brejo da Cruz”. E as pessoas vão dizer.” Senhor, nós nunca te vimos assim!”

E Ele vai dizer: “Sempre que vocês deixaram de atender a um ser humano nesse estado de degradação, de prisão, de dominação, de infelicidade, de angústia e de miséria, vocês deixarão de atender a mim.”

É uma pena que Mateus 25 não seja levado a sério pôr nós. Não se esqueçam: é com base no amor ao próximo que se estabelecerá o critério final, o critério ômega do juízo“.

Espero que lhe tenha sido útil.

Um beijão,
Caio

Escrito em 1990.

Nenhum comentário:

Postar um comentário