terça-feira, 17 de abril de 2012

SENHOR, ENSINA-NOS A ORAR!
por Márcio Tunala

Mateus 26:36-41 Então Jesus foi com seus discípulos para um lugar chamado Getsêmani e disse-lhes: “Sentem-se aqui enquanto vou ali orar”. Levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se. Disse-lhes então: “A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal. Fiquem aqui e vigiem comigo”. Indo um pouco mais adiante, prostrou-se com o rosto em terra e orou: “Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas sim como tu queres”. Então, voltou aos seus discípulos e os encontrou dormindo. “Vocês não puderam vigiar comigo nem por uma hora? “, perguntou ele a Pedro. “Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca”.Este trecho na Bíblia é um precioso relato dos fatos que antecederam a morte de Jesus na cruz do calvário, não creio existir antes deste fato outro texto que expusesse tanto a humanidade de Jesus, Ele mostra fraqueza, aflição, preocupação, mas de uma forma tremendamente equilibrada. Jesus sabe do grande desafio, conhece sua limitação humana e centra seu pensamento na inquestionável vontade do Pai.

Seus discípulos não tinham absolutamente nada para oferecer ao Mestre que o ajuda-se. A postura dos discípulos neste episódio mostra o quanto de fato nada o homem poderia fazer para que sua miserável situação espiritual pudesse mudar. Eles até mesmo dormiram diante do grande e incompreendido desafio do Mestre. O precioso neste texto é ver que mas uma vez Jesus corre para falar com o pai sobre sua angustia.
A oração é algo presente em todo o ministério de Jesus, sua intimidade com o Criador é registrada e Jesus quando chama seus discípulos para testemunhar este momento Ele aplica mas uma lição prática que foi extremamente necessária na vida de cada um dos 11 discípulos que foram com ele até o Getsêmani. 

A oração foi um hábito ensinado por Cristo e grandes líderes ainda em nossos dias tem usado esta poderosa ferramenta em seus desafios ministeriais. John Wesley, o grande pregador etinerante, orava duas horas por dia. Martinho Lutero, o homem da reforma, orava 3 horas por dia. Pastor Paul Yong Cho, líder da igreja da Coréia, a maior igreja do mundo com 700 mil membros diz que sua igreja começa o dia em oração no templo. Oram no mínimo 2 horas por dia.

O pedido que os discípulos fizeram no passado a Jesus é o mesmo que precisamos fazer hoje: “Senhor, ensina-nos a orar”!

Nenhum comentário:

Postar um comentário