quinta-feira, 9 de agosto de 2012

SIGA O LÍDER
Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego
(Romanos 1:16).
 
por Daniel Lima
O apóstolo Paulo de fato sabia o que era anunciar o Evangelho e levar em si as marcas de Cristo.
 
Ele também sabia que precisava falar o Evangelho para os judeus, os gregos e todos os povos em diferentes classes sociais, raça e religião, de modo que eles entendessem e vivessem o Evangelho de Cristo com toda simplicidade. Paulo não dizia: “Faça o que digo, mas não faça o que faço”.
 
O apelo de Paulo era viva o que eu vivo e proclame o que falo com sua própria vida. A necessidade de anunciar o Evangelho puro e simples com a vida, fazer dos nossos atos a voz proclamadora do Evangelho, sem muita intelectualidade (não que isso esteja errado) e sem muitas palavras cultas que apenas um grupo seleto de pessoas podem compreender, pois todos precisam compreender a essência do Evangelho que é Cristo, não como algo impalpável e sim palpável e manifesto com a vida e a prática de modo natural e apenas religioso.
 
Com a simplicidade do Evangelho de Cristo vamos ensinar da forma Ele nos ensinou, utilizando coisas do dia a dia. Vamos tratar nossa bíblia como o celular, tê-la sempre em mãos e está sempre em contato com outras pessoas demonstrando amor, humanidade e vida com nossos atos singelos. Ninguém consegue mais viver sem celular, quando esquecemos o celular é como se faltasse algo fundamental na nossa vida, porque nos acostumamos com ele.
 
Não podemos viver sem o Evangelho (A Boa Notícia de Deus), porém mais do que nunca precisamos manifestar o Evangelho claro, objetivo e simples na existência da vida. Visto que o Evangelho é fundamental para nossa caminhada com Cristo precisamos está constantemente em contato com ele, lendo, refletindo, vivendo e anunciando.
 
O Evangelho é a Boa Nova poderosa do louco amor de Deus pela humanidade que trouxe a Salvação para todo aquele que crê. Crê em que? Na religião? De modo algum! Crer e seguir a Cristo, sendo de fato seu discípulo e servindo uns aos outros com o prato da graça do Evangelho. O Evangelho de Cristo é simples, prove! Ame!
 
Hoje em dia existem diversos “evangelhos”. O evangelho da prosperidade onde o foco não é Cristo e sim os brindes (o copo com água, a rosa, o lenço...). O evangelho da filosofia onde se faz uma racionalidade do ser discípulo fundamentado no homem. O evangelho da auto-ajuda que só promove bênçãos, milagres, sucesso, vitória,... Massageando assim o ego.
 
Enfim, são tantos os “evangelhos” que são falados em nossos dias, a propósito falar do Evangelho falamos muito, mas vivemos pouco e complicamos muito. Falamos tanto de amor e se de fato amamos a Deus e o próximo, vamos ler as Escrituras e anunciá-la com muita clareza.
 
Na simplicidade do Evangelho avancemos na devocional diária, compartilhando com as outros e ao mesmo tempo desfrutando da sublime graça ( como diz minha mana Gláucia: “Vida com o sabor de graça e graça com o sabor de vida”). A leitura diária da bíblia é fundamental na formação do caráter de Cristo em nós, bem como a oração e prática demonstra que estamos procurando imitar nosso Mestre.
 
Como uma brincadeira que é chamada de siga o líder, fica uma criança a frente como líder e tudo que ela fizer as demais fazem. Sigamos nosso líder não dizendo o que Ele disse apenas, mas fazendo o que Ele fez com toda simplicidade, não para aparecer para outros, mas por prazer de segui-lo. Ainda que não entendamos naquele momento o que estamos lendo, prossigamos com a leitura, tirando dúvidas com outros e aí começaremos a entender um pouquinho aqui e ali.
 
Quando proclamamos o Evangelho com simplicidade nos vemos por completo, como quem se depara com um raio-X de todo seu corpo, você se enxerga primeiro por dentro para ver a conseqüência de quem você é por fora. A boca fala do que está cheio o coração? Com o que e de que está cheio do seu coração? O Evangelho nos transforma, nos cura, nos consola, nos fortalece, nos protege, nos ensina... Portanto, como Cristo com muita intimidade com o Pai anunciemos as Boas Notícias do Eterno com coisas corriqueiras da vida. Vivendo, andando no Caminho, seguindo, indo com amor a Deus e pelo nosso semelhante.
 
NEle que na simplicidade da vida deseja que manifestemos com toda clareza a singeleza do Evangelho não falado, mas vivido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário